Solução Implementada para Produção do Programa Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Sobre a TV7
Fundada em 2002, a TV7 é uma produtora de vídeo que conta com a mais moderna tecnologia e uma experiente equipe profissional para criar, produzir e editar programas, comerciais, filmes, vídeos institucionais e documentários. Tendo em seu portfolio os clientes: Globo, Record, SBT, SporTV, Ambev, RedBull, TV Cultura, FX, Fox e outros.Descrição geral do problema
Com as mudanças nas soluções Apple Xsan e descontinuidade das soluções Final Cut Pro e Final Cut Server da Apple, o cliente sentiu a necessidade de mudar completamente a plataforma utilizada. Com o workflow Final Cut, gerenciamento de mídia com o Final Cut Server e storage central SAN da Apple (Xsan) sem atualizações, o cliente, impossibilitado de melhorias na produtividade com upgrades de OS, software e codecs, tomou a decisão de mudar completamente a solução mesmo com a produção em andamento, buscando o melhor custo-benefício.

Solução
O ponto de partida do projeto foi a decisão de utilizar o software de edição Media Composer da Avid. Deste ponto, juntamente com o Paulo Simões, diretor da TV7, a Drivesys fez o estudo do fluxo de trabalho que possibilitou o detalhamento de uma solução.
Por se tratar de edição em Avid Media Composer, era obrigatório um storage central que suportasse a função “bin locking” de forma nativa, foi então utilizado o Terrablock da Facilis Technology com 96TB de capacidade que, além de oferecer a funcionalidade de compartilhamento nativo entre ilhas de edição Media Composer, suporta conexões, tanto ethernet quanto fiber channel, o que reduziu drasticamente os custos, aproveitando a infraestrutura fiber channel instalada e aumentando a velocidade para 8Gbs.
O próximo passo foi definir como o conteúdo Online e Offline seria gerenciado, integrado com a ilha edição, editores de texto, aprovação de diretores e arquivamento da mídia finalizada. Para tanto, a Drivesys integrou as soluções Cantemo Portal e P5 da Archiware.


Projetando o Fluxo de Trabalho
- Agilidade na entrega dos programas. A decupagem, revisão, anotações no vídeo, aprovação e interação dos editores de texto com editores de imagem agora feita via web;
- Velocidade no arquivamento em LTO de projetos finalizados, o que otimizou o uso do storage, reduzindo investimento em espaço em disco;
- Redução da manutenção nas ilhas por não utilizar software client para gerenciamento de mídia, agora feito via navegadores Firefox, Google Chrome e Internet Explorer.

“Pelo fato da solução implementada suportar múltiplos sistemas de edição e ser extremamente fácil de operar, todo processo de migração aconteceu de forma silenciosa, e a produção atual teve zero impacto.”
– Rodrigo Hashimoto, Drivesys