Com as evoluções das tecnologias de produção e pós-produção de vídeo, o espectador aproveita maior interação e qualidade enquanto quem produz encontrará mais acessibilidade.
Primeiro a fotografia, em seguida o vídeo, depois veio o cinema e desde então tecnologia e o audiovisual têm andado lado a lado para revolucionar e melhorar as produções que assistimos. Esse tipo de linguagem só existe através de invenções que foram capazes de gravar imagem e som. Por isso, o mercado de audiovisual sempre será um grande fomentador das tecnologias.
ESTAMOS EM UM PERÍODO DE GRANDE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, MAS COMO ISSO SE APLICA NOS FILMES E VÍDEOS QUE CONSUMIMOS?
Podemos ver que a tecnologia avançou vendo as câmeras que são utilizadas hoje em dia. Com as câmeras DSLRs o acesso à produção de conteúdo se expandiu por conta dos preços mais acessíveis. Também vemos câmeras mais compactas e de prático transporte, como as GoPros, que já são usadas em algumas produções.
A qualidade da imagem também evoluiu muito, hoje existem braços robóticos que mantém a precisão dos movimentos da câmera (Bolt Cinebot), e gruas computadorizadas onde é possível programar o movimento antes de sua execução. Também vemos a criação de produtos gravados em 360º, que aumentam a sensação de imersão na narrativa.
Uma tecnologia que nem nos damos conta que melhora a nossa experiência no audiovisual é a compressão. A compressão é a forma de adaptar ao que assistimos para a tela (seja TV, smartphones, notebooks e tablets). Hoje só é possível assistir a um filme no celular ou na TV via streaming graças aos constantes avanços, que têm permitido cada vez mais qualidade de imagem e som em arquivos cada vez menores.
Para muitos profissionais do mercado, o futuro das produções audiovisuais está em equipamentos autônomos para gravação de vídeos, como drones programáveis, resolução de imagem cada vez maior, soluções cada vez mais integradas e a possibilidade de maior imersão do espectador com o conteúdo: de narrativas em realidade virtual ao controle do curso da história como os produtos interativos.
Referências:
TV Brasil
Ancine
Nos acompanhe e fique por dentro desses e outras notícias do mercado audiovisual.
VIABILIZAR O TALENTO E A CRIATIVIDADE: É PARA ISSO QUE A DRIVESYS EXISTE !